Implantação de Estação de Tratamento de Efluentes com tecnologia MBR

A TEGA Engenharia implantou uma ETE com tecnologia MBR, unindo eficiência, inovação e sustentabilidade no tratamento e reúso de efluentes industriais e sanitários.
11 de novembro de 2025
Vinicius Fernandes
estação de tratamento de efluentes industriais

A TEGA Engenharia e Meio Ambiente concluiu recentemente a implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de com tecnologia de última geração, assegurando conformidade com a legislação ambiental e máxima eficiência operacional.

Principais etapas do processo:

  • Pré-tratamento: gradeamento, caixa de areia e calha Parshall para remoção de sólidos grosseiros e controle de vazão;
  • Equalização: unidade destinada para absorção de picos hidráulicos e homogeneização do efluente;
  • Flotador por Ar Dissolvido (DAF): remoção robusta de sólidos suspensos, óleos e graxas e matéria orgânica (DBO e DQO);
  • Peneira rotativa: retenção de sólidos finos, garantindo proteção às membranas subsequentes, principalmente a proteção de membranas MBR;
  • Reator Biológico (Lodos Ativados): degradação aeróbica da matéria orgânica, com controle de oxigênio dissolvido e adição de nutrientes conforme necessidade (relação C:N:P).
  • Membrane Bioreactor: membranas de ultrafiltração assegurando que o efluente tratado não tenha sólidos em suspensão bem como baixos índices de DQO e DBO.
  • Desinfecção: aplicação de hipoclorito de sódio em tanque de contato, garantindo cloro residual livre (CRL) de 1 a 1,5 mg/L para remoção de patógenos e segurança no reuso.
  • Gestão de Lodo: desaguamento mecanizado em prensa de disco, obtendo torta com baixo umidade para disposição final.

Resultados ambientais:

A tecnologia MBR adotada nesta estação de tratamento proporciona alto desempenho, atendendo aos requisitos legais de tratamento de efluentes industriais e sanitários estabelecidos pela CONAMA 430:2011. Com isso, o efluente tratado pode ser lançado em corpo receptor ou até mesmo ser reutilizado para fins não nobres.

A adoção da ultrafiltração por membranas confere maior robustez ao sistema, reduz a necessidade de grandes áreas de implantação e melhora significativamente a qualidade final do efluente.

O impacto positivo

Esse projeto permite não só atender às exigências legais de descarte de efluentes, mas também contribui para a preservação de rios e mananciais, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade. Além disso, a tecnologia utilizada possibilita até mesmo o reúso do elfuente tratado, economizando recursos naturais.

Na TEGA, nosso objetivo é transformar tecnologia em soluções que protegem o meio ambiente e garantem um futuro mais sustentável.

Compromisso TEGA

Com este projeto, a TEGA Engenharia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e sob medida para os desafios hídricos da indústria nacional. Mais do que atender normas, a empresa busca entregar sistemas que asseguram qualidade, eficiência, rastreabilidade e respeito ao meio ambiente — pilares fundamentais para a evolução do setor industrial com responsabilidade socioambiental.

Soluções para tratamento de águas e efluentes

Transformamos desafios ambientais em soluções inteligentes

Com tecnologia de ponta, inovação e responsabilidade socioambiental, entregamos resultados confiáveis e conformidade com as legislações vigentes.