Neste projeto instalado por nossa equipe, da TEGA ENGENHARIA, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) foi a solução encontrada, para tratar os efluentes gerados no tratamento de superfície (banho químico) de peças metálicas.
Solução: tratamento de efluentes com a ETE
Através do sistema automatizado implantado, o processo terá fluxo contínuo, controlando o pH na alcalinização e floculação do efluente, além de realizar o descarte de lodo de forma automática e temporizada.
Processo de tratamento de efluentes industriais
A ETE instalada é composta por um sistema modular, com capacidade de tratamento de até 2m³/h, através do seguinte processo:
-
Tanque de correção pH: a dosagem de hidróxido de sódio com bomba eletromagnética com controlador de pH fará o ajuste deste parâmetro no efluente. A homogeneização ocorre através de agitador mecânico;
-
Floculação: Neste tanque ocorre a dosagem de coagulante e também do auxiliar de floculação, que respectivamente são o cloreto férrico e o polímero aniônico. A homogeneização é realizada também com agitador mecânico. A dosagem de cloreto férrico é controlada através de bomba dosadora com medidor de pH;
-
Decantação lamelar: A separação da fase líquida/sólida é realizada no decantador lamelar, onde as placas fixadas na zona de decantação permitem a separação efetiva do lodo e a clarificação do efluente.
Benefícios do projeto
Neste projeto, com o tratamento de efluentes, através da ETE, a indústria petrolífera garantiu:
-
Aumento da capacidade de operação com redução da demanda de operação;
-
Melhoria do processo através da automação;
-
Controle de pH na alcalinização e floculação do efluente;
-
Descarte de lodo temporizado
Solicite orçamento e garanta efluente em conformidade em sua indústria