Instalação de sistema de osmose reversa em empresa de geração de energia no interior de São Paulo.
O sistema conta com um tratamento preliminar com filtro multimídia para a remoção de sólidos em suspensão e redução de SDI (Silt Density Index). O valor de SDI alcançado após este tratamento chegou próximo a 1, que é considerado um ótimo resultado, pois elevados valores de SDI podem provocar bloqueio irreversível das membranas.
A osmose reversa instalada produz 30 m³/h de água desmineralizada, com condutividade elétrica abaixo de 5µS/cm² e sílica com concentração abaixo de 0,2 mg/L para alimentação de caldeira industrial.
Abaixo são apresentados os principais componentes do sistema fornecido.
Filtro multimedia: filtro construído em aço carbono com pintura de revestimento interno, o elemento filtrante utilizado foi a base de zeólita natural;
Skid de osmose reversa: frame construído em aço inox, vasos/elementos de membrana, instrumentação de processo (vazão, pressão, temperatura, condutividade elétrica, ROP, etc), bomba de pressurização, sistema CIP (Clean in Place), conjunto de vávulas com atuador pneumático;
CCM e Painel de automação: painel elétrico de potência e painel de automação com CLP/IHM, para este projeto foi desenvolvido supervisório para acompanhamento/operação remota do sistema.