→ Empresa de geração e distribuição de energia recebe filtro multimídia. O equipamento será utilizado como pré-tratamento de um sistema de produção de água desmineralizada com osmose reversa. O filtro em questão terá como função a remoção de sólidos em suspensão e SDI (Silt Density Index).
Para a operação de sistemas com membranas de osmose reversa é essencial o teste de SDI e que a água de alimentação da OR possua índices inferiores a 5, (sendo desejável menor 3), este índice faz avaliação de fouling por filtração frontal.
Elevados valores de SDI podem provocar bloqueio irreversível das membranas de osmose reversa, para tanto deve-se instalar algum tipo de pré-tratamento.
A TEGA utiliza o filtro multimidia com zeólita com o intuito de deixar a água qualificada para alimentação do sistema de membranas de osmose reversa. A zeólita é um mineral que possui origem sedimentar vulcânica com estrutura interna microporosa e são classificadas como aluminosilicatos hidratados. Devido a estrutura tridimensional, a zeólita apresenta algumas propriedades físicas interessantes, como dureza média de 4 a 5 mohs, área superficial de 40 a 60 m².g-1 e densidade aparente de 0,90 a 0,98 kg.L-1. A associação de dureza elevada, grande área superficial e baixa densidade aparente, fazem da zeólita um excelente meio filtrante granular, capaz de reter partículas com até 5,0 µm de diâmetro médio.
Os sistemas desenvolvidos pela TEGA Engenharia, parte desde a fase de projeto, fabricação dos equipamentos, montagem, instalação, start-up, comissionamento e treinamento da equipe responsável pela operação.
A TEGA Engenharia já contribuiu com empresas de todo o Brasil fornecendo sistemas de tratamento de esgoto, água e efluentes industriais, são mais de 350 projetos! Fale conosco, faça seu orçamento clicando aqui!