fbpx Skip to main content

Osmose reversa

Os equipamentos de osmose reversa são utilizados para remoção de sais dissolvidos em efluentes.

Equipamento pré-montado de OR

Membranas de Osmose Reversa

As membranas de osmose reversa (OR) são utilizadas para remoção de sólidos dissolvidos e sais como Fluoretos, Nitratos, Nitritos, Sulfatos, etc. O sistema de osmose reversa produz água com baixa condutividade (teor de sais) chamada de permeado, e o rejeito, que é a outra corrente com alto teor de sais (alta condutividade).

Instalação e manutenção

A Tega tem como compromisso garantir que o produto final de seu cliente esteja totalmente adequado e possua a melhor qualidade. Assim, a partir da necessidade do cliente, a Tega oferece as soluções específicas, levando em conta os padrões de qualidade exigidos e trazendo a uma solução rápida através de sua equipe especializada que oferece o startup e a instalação do equipamento, conhecido como turn-key.

Como Funciona

1 - Descrição Básica

O sistema de osmose reversa da TEGA pode ser utilizado para reuso de água em indústrias, usinas e outros empreendimentos que necessitam remover sais dissolvidos do efluente.

2 - Composição Básica do sistema

O sistema é composto por booster, vasos de pressão, membranas de osmose reversa, painel de controle, instrumentação, CIP.

3 - Funcionamento

Após passar pelo pré-tratamento, a água de alimentação é pressurizada pela bomba de alimentação de alta pressão (booster) para alimentação dos vasos permeadores onde estão as membranas OR.

Como o fluxo da água de alimentação foi pressurizado para um nível superior à pressão osmótica da membrana, a água penetra nas membranas enquanto os sais ficam retidos.

4 - Monitoramento

O equipamento possui automação e instrumentação para controle do processo conforme itens listados abaixo:

  • CLP e IHM;
  • Medição de Vazão;
  • Medição de Pressão; e,
  • Medição de Condutividade Elétrica.

(*) Copyright SUEZ – Water Technologies & Solutions. Imagen utilizada com autorização.

® Marca registrada SUEZ. Registrada em uma ou mais regiões. Todos os direitos reservados.

Fale com um especialista TEGA

Quem confia na TEGA